Jovens consumidores e seus comportamentos
Nessa última década com e evolução da tecnologia e a popularização da informação com a rede de comunicação chamada Internet, proporcionou para a população a busca de novas informações e novas pessoas com os mesmos gostos por determinados assuntos como esportes, músicas, entre outros, fazendo a criação de linguagens próprias por determinados assuntos.
No caso dos jovens que são consumidores em processo de formação de opinião e personalidade em busca de um espaço na sociedade, se torna um dos grandes consumidores do novo século com sua ansiedade e busca de status diante de seu grupo e por conseqüência um estimulador de consumo dentro da família.
Apesar da globalização os jovens buscam pessoas que tenham as mesmas idéias para que ele se sinta seguro diante da sociedade sabendo-se que os jovens são pessoas inseguras pelo motivo de estar em processo de crescimento intelectual, e assim, podendo crescer buscando seu espaço profissional e intelectual diante da sociedade.
Hoje os jovens buscam novos lugares e seguem personalidades sejam artísticos ou intelectuais, criando grupos com gostos similares formando uma espécie de “tribo” com essa nova formação de público, as técnicas de marketing ficara relativamente obsoleta como exemplo a classificação de idade e também por classe econômica, não que essas técnicas sejam totalmente obsoleta, mas o profissionais de marketing devem ampliar sua pesquisa do consumidor procurando o que ele gosta de fazer e qual é a sua “tribo” para que o mesmo saiba qual é a linguagem que deve ser usada.
Para que o profissional de marketing tenha sucesso ele precisa de muita pesquisa de mercado, pesquisa sobre o consumidor e também de seus comportamentos sociais para que o profissional possa indicar qual é a “tribo” que o jovem freqüenta, assim atingindo um grupo promissor de clientes e usuários do produto ou serviço a ser oferecido.
E você profissional do marketing se descobrir uma nova “tribo” não perca tempo em manipular e desenvolver táticas para conquistar esse público, pois uma oportunidade de ouro não está por aí para desperdiçar, então fique atento e corra atrás dessa “tribo” que poderá ser seus grandes clientes.
Os jovens em geral são pessoas impulsivas e seguem tendências de modas que são lançadas pela mídia ou por pessoas ilustres para o profissional de marketing essas tendências são os grandes caminhos para se conquistar mercado, sempre direcionando seu segmento sem perder o foco que são os jovens.
Escrito por: PAULO ROBERTO LOURENÇO
Nenhum comentário:
Postar um comentário